Psicologia Infantil

 
 
 
 

PSICOLOGIA INFANTIL

 
Dr.ª Mariana Sassetti Aguiar
Licenciada pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA)
Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) com o nº 13859

A quem se destina
-
  • Crianças Adolescentes

> Intervenção Precoce (0 - 6 anos)

> Intervenção em Idade Escolar (a partir dos 6 anos)

Áreas de Intervenção

Apoio Psicológico / Psicopedagógico nas seguintes situações:
- Atrasos a nível do desenvolvimento
- Perturbações comportamentais e emocionais
- Dificuldades de aprendizagem
- Métodos e Técnicas de Estudo
- Estimulação da Linguagem

Marcações: Todos os dias
 
 
 
O que é a Síndrome de Asperger?

A Síndrome de Asperger é uma perturbação neurocomportamental de base genética. Pode ser definida como uma perturbação do desenvolvimento que se manifesta por alterações sobretudo na interacção social, na comunicação e no comportamento. Embora seja uma disfunção com origem num funcionamento cerebral particular, não existe marcador biológico, pelo que o diagnóstico se baseia num conjunto de critérios comportamentais.

Quais as principais características desta síndrome?

- Alterações ao nível das competências sociais
- Intencionalidade comunicativa desadequada
- Dificuldade na Autorregulação socio emocional
- Alteração ao nível da reciprocidade social
- Interesses limitados
- Tendência para se isolar
- Comportamentos rotineiros
- Rigidez de pensamento
- Peculiaridade do discurso e da linguagem
- Perturbação na comunicação não verbal
- Descoordenação motora
 
 
 
 
 
 
 
As Perturbações do Espetro do Autismo

Segundo a Associação Americana de Psiquiatria,as Perturbações do Espetro do Autismo (PEA)“são um síndroma neuro-comportamental com origem em perturbações do sistema nervoso central que afeta o normal desenvolvimento da criança. Os sintomas ocorrem nos primeiros três anos de vida e incluem três grandes domínios de perturbação:social, comportamental e comunicacional”
(American Psychiatric Association,2013)

Não havendo nenhum marcador biológico específico para identificar o autismo, as PEA são identificadas através dos comportamentos clinicamente observáveis. As caraterísticas do autismo estão descritas em sistemas internacionais de diagnóstico e classificação: DSM-5 da Associação Americana de Psiquiatria e o ICD 10 da Organização Mundial de Saúde.

Até 2013, nas anteriores classificações eram considerados 3 grupos de critérios para diagnóstico clínico:
- Perturbações na Comunicação
- Perturbações na Interação Social Recíproca
- Interesses restritos e comportamentos repetitivos

No recentemente publicado DSM-5 (2013) há apenas 2 grupos de critérios nas PEA:
A. deficites persistentes na comunicação social e na interação social, em contextos múltiplos.
 
 
 
Nestes critérios estão incluídas a comunicação verbal e não verbal, a partilha de emoções.Estes deficites pdem manifestar-se com maior ou menor intensidade.

B. padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou
atividades.

Nestes critérios estão incluídas as rotinas obsessivas, a hiper ou hipo sensibilidade sensorial, entre outros comportamentos.
“Os sintomas devem estar presentes no período precoce do desenvolvimento (mas podem não se manifestar inteiramente até as solicitações sociais excederem o limite das capacidades,ou podem ser “mascarados” mais tarde pelo uso de estratégias aprendidas)”
“Os síntomas causam perturbações clinicamente significativas nas áreas social, ocupacional ou em outras áreas importantes do funcionamento corrente“ DSM-5.

Os individuos anteriormente classificados com perturbação autistica,perturbação de Asperger ou perturbação global do desenvolvimento passam a ser diagnosticados com perturbação do espetro do autismo. Os indivíduos que têm deficites bem demarcados em comunicação social mas cujos sintomas não vão de encontro a todos os critérios das

perturbações do espetro do autismo devem ser avaliados como tendo uma perturbação da comunicação social.
A expressão clínica das PEA varia bastante, não só de pessoa para pessoa mas também em cada indivíduo ao longo do ciclo de vida. As comorbilidades, condições associadas ao autismo ou doenças, também influenciam o comportamento do indivíduo com PEA.
 
 
 
 
 
 

Clínica Dr. Dídio de Aguiar - Consultas de Medicina Geral e Especialidades em Lisboa

 
Avenida 5 de Outubro 75,
1º ao 4º andar
1050-049 LISBOA