Nestes critérios estão incluídas a comunicação verbal e não verbal, a partilha de emoções.Estes deficites pdem manifestar-se com maior ou menor intensidade.
B. padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou
atividades.
Nestes critérios estão incluídas as rotinas obsessivas, a hiper ou hipo sensibilidade sensorial, entre outros comportamentos.
“Os sintomas devem estar presentes no período precoce do desenvolvimento (mas podem não se manifestar inteiramente até as solicitações sociais excederem o limite das capacidades,ou podem ser “mascarados” mais tarde pelo uso de estratégias aprendidas)”
“Os síntomas causam perturbações clinicamente significativas nas áreas social, ocupacional ou em outras áreas importantes do funcionamento corrente“ DSM-5.
Os individuos anteriormente classificados com perturbação autistica,perturbação de Asperger ou perturbação global do desenvolvimento passam a ser diagnosticados com perturbação do espetro do autismo. Os indivíduos que têm deficites bem demarcados em comunicação social mas cujos sintomas não vão de encontro a todos os critérios das
perturbações do espetro do autismo devem ser avaliados como tendo uma perturbação da comunicação social.
A expressão clínica das PEA varia bastante, não só de pessoa para pessoa mas também em cada indivíduo ao longo do ciclo de vida. As comorbilidades, condições associadas ao autismo ou doenças, também influenciam o comportamento do indivíduo com PEA.